A Cruz Medieval de Peixes em Penryn
Por Myghal Mapa Serpren
A antiga cidade de Penryn, na Cornualha, fica às margens do rio que leva seu nome e a cerca de um quilômetro e meio de Falmouth para o inside.
Penryn é um topônimo da Cornualha que significa “esporão de colina” ou “promontório” e há achados arqueológicos substanciais desde o Neolítico no distrito.
O assentamento foi mencionado no Domesday E-book de 1086, embora haja amplas evidências de atividade humana na área que remontam ao início da história humana.
A cidade cresceu em importância e foi o lar do Glasney Faculty, uma igreja colegiada e renomado centro de aprendizado, fundado pelo bispo Walter Branscombe (n. c.1220 – m.1280) em 1265.
Em 1322, a Capela da Bem-Aventurada Virgem Maria foi construída em Penryn.
Em meados de 1300, metade da população native period composta por bretões, com quem os córnicos compartilhavam grande afinidade, e a cidade floresceu, tornando-se um importante porto comercial.
A tragédia aconteceria em 1548, quando, como resultado da dissolução dos mosteiros pelo rei Henrique VIII (n.1491 d.1547), o Glasney Faculty foi destruído, resultando em enorme perda de literatura e aprendizado, a quase morte da língua da Cornualha, o colégio tendo produzido muitos documentos escritos, livros e peças religiosas nessa língua, bem como a destruição da Capela de Santa Maria. Além disso, a população da cidade foi vítima da Peste Negra e foi totalmente dizimada.
A rebelião da Cornualha eclodiu em 1549 em resistência à imposição da Igreja da Inglaterra e muitos de Penryn partiram para se juntar à 'Rebelião do Livro de Orações' da Cornualha.
Sabe-se que um edifício medieval (1066 a 1539) de um mercado de peixe ficava no cruzamento da Rua Saint Thomas com a Rua Broad, no centro da cidade.
Uma 'Cruz de Peixe' é mencionada em uma pesquisa de 1788 e o mercado actual ainda existia em 1895, época em que a demolição do edifício foi iniciada e a cruz medieval de granito que estava no native foi movida cerca de 330 pés para o extremo leste de Penryn Câmara Municipal e montada numa base moderna onde permanece até hoje.
Ainda conhecido como “Cruz do Peixe”, o monumento agora tem uma altura whole de cerca de quatro pés e quatro polegadas, dos quais a cruz de pedra arredondada mede um pé e três polegadas.
O monumento mede um pouco mais de oito polegadas de espessura, a face foi cortada para trás, e uma cruz de membros iguais foi criada com braços medindo quatro polegadas cada. Os lados e a face reversa foram deixados sem nenhuma decoração.
A cruzeta parece ter sofrido modificações ao longo dos anos e provavelmente foi originalmente montada em um eixo. Conforme observado anteriormente, a base atual knowledge de tempos mais modernos.
Imediatamente atrás da cruz, a Prefeitura de Penryn abriga o eclético e fascinante Museu Penryn, que contém uma grande variedade de exposições que datam dos primeiros tempos até os mais recentes.
Os 18º O edifício do século XIX period uma antiga casa de mercado, serviu como prisão da cidade e fica no native da Capela da Bem-Aventurada Virgem Maria, que foi destruída durante a Reforma.
As exibições, que mudam de tempos em tempos, apresentam artefatos arquitetônicos recuperados do Glasney Faculty, vários achados arqueológicos, exibições relacionadas à polícia e ao corpo de bombeiros locais, objetos pessoais doados ao museu, livros de referência e muito mais, incluindo um rato mumificado que se diz ter sido um dos responsáveis pela introdução da Peste Negra na cidade!
Uma visita é altamente recomendada e a entrada é atualmente gratuita. Doações são bem-vindas e os livros estão disponíveis para venda.
Somos gratos ao curador voluntário Charles Wenmoth e sua equipe por nos receber no museu e um hyperlink para o web site do Penryn City Museum pode ser encontrado aqui com os horários de funcionamento nele publicados: http://penrynhistory.co.uk/
Tanto o Fish Cross quanto a Prefeitura de Penryn são edifícios tombados.
Referências
- Nomes de lugares na Cornualha e Scilly – Craig Weatherhill, Wessex Books em associação com Westcountry Books, Launceston, Cornwall 2005
- Trilha do Patrimônio Penryn – Vicky e John Kirby, Museu Penryn City, Cornualha 2010
Todas as imagens são do autor, exceto onde indicado.
Veja artigos semelhantes de Mapa Myghal Serpren