Herança

Artigos de Richard (Dick) Humphreys – COLEÇÕES DE PATRIMÔNIO CULTURAL DA BIBLIOTECA UCD

[ad_1]

UCDA P351/59 (1) Fotografia de Dick Humphreys com a Srta. Pearse e outros ex-alunos de St Enda (novembro de 1954)

Ainda este ano, os Arquivos da UCD terão o prazer de disponibilizar para pesquisa os documentos de Richard (Dick) Humphreys. Esses documentos são análogos e contemporâneos a muitas outras coleções de documentos privados mantidos pelos Arquivos da UCD e complementarão maravilhosamente nossos acervos.

Dick Humphreys nasceu em 23 de abril de 1896 na cidade de Limerick. Ele period o filho mais velho do Dr. David Humphreys e de sua esposa Mary Ellen (Nell) O'Rahilly. Nell period irmã de O'Rahilly e Áine (Anno) O'Rahilly e as simpatias republicanas da família foram transmitidas a Dick e seus irmãos, Suspiro e Emmet.

UCDA P351/9 Carta de Patrick Pearse para Nell Humphreys pedindo que ela permitisse que Dick retornasse a St Enda's para o ano letivo seguinte (1912)

O Dr. Humphreys morreu em 1903 e Nell mudou-se com a família para Dublin. Eles moraram em vários endereços antes de se estabelecerem em 36 Ailesbury Highway, junto com a irmã de Nell, Anno. Em setembro de 1909, Dick ingressou na escola St Enda, fundada por Patrick Pearse e então localizado em Ranelagh. Quando a escola se mudou para Rathfarnham no ano seguinte, ele se tornou um interno. No entanto, em 1912, Nell o removeu da escola e o enviou para Clongowes Wooden School no condado de Kildare. Dick fugiu antes de chegar à escola, mas eventualmente foi para a faculdade, apesar de querer retornar para St Enda's.

UCDA P351/20 'Atrocidades inglesas na Irlanda: uma compilação de fatos de registros judiciais e de imprensa', panfleto de Katherine Hughes ((1920))

Dick juntou-se aos Voluntários Irlandeses quando ainda period estudante e, em 26 de julho de 1914, ajudou seu tio, The O'Rahilly, no transporte de armas de Erskine Childers' iate o Asgard durante o tráfico de armas em Howth. Sua educação posterior foi adiada devido à agitação política da época, e ele se juntou a seu ex-professor Patrick Pearse no GPO durante o Levante da Páscoa de 1916. Após o Levante, no qual O'Rahilly foi morto, Dick foi transportado para a Inglaterra junto com muitos outros rebeldes e preso em Wakefield, Yorkshire. Ele foi libertado antes do início do período de Michaelmas em 1916 e matriculou-se como estudante de direito em King's Inns.

Durante a Guerra da Independência, Dick estava na Companhia B, 3terceiro Batalhão da Brigada de Dublin, IRA. Os britânicos invadiram a casa da família Humphreys em 14 Herbert Park em 3 de abril de 1920, e Dick foi detido e encarcerado na prisão de Mountjoy. Ele participou de uma greve de fome com outros prisioneiros durante dez dias antes de ser libertado em 14 de abril de 1920.

UCDA P351/57 Dick Humphreys em uma motocicleta ((década de 1930))

Dick teve pouca participação ativa na Guerra Civil, mas, como seus parentes, tomou o lado anti-Tratado. Ele foi preso novamente, junto com o resto de sua família, quando as tropas do Estado Livre invadiram a casa dos Humphreys em Ailesbury Highway em novembro de 1922. Todos os membros da família foram libertados no last de 1923.

Chamado para a Ordem dos Advogados em novembro de 1920, Dick nunca exerceu a advocacia profissionalmente. No entanto, ele period um entusiasta do automobilismo e do ciclismo desde muito jovem e, durante a década de 1920, estava muito envolvido em esportes motorizados e escrevia sobre o mesmo para o Ciclista e motociclista irlandês. Ele começou um negócio importando pneus do Canadá em 1922, e em 1926 se envolveu no desenvolvimento do automóvel Thomond. Ele continuou no campo de serviços automotivos por grande parte de sua vida.

Esboço relacionado à motocicleta UCDA P351/125 por Dick Humphreys

Em setembro de 1929 casou-se com Eithne O'Mara. Eles tiveram duas filhas e cinco filhos juntos. Eles construíram uma casa em Kingswood, Clondalkin, em Dublin, e ali cultivaram pomares de maçãs, que complementavam a renda acquainted. Dick morreu em 20 de setembro de 1968.

Esta coleção de papéis de Dick Humphreys foi transferida para o UCD Archives em 2018 por Niall Humphreys. Inclui correspondência geral; cinco pastas de scrapbook, provavelmente criadas por Richard e Eithne Humphreys, sobre o período revolucionário, desenvolvimentos políticos na Irlanda e assuntos e interesses familiares gerais; materials impresso, incluindo propaganda republicana e assuntos de automobilismo; correspondência endereçada a Eithne Humphreys (nascida O'Mara), materials relacionado à mãe de Humphreys, Nell Humphreys e tia, Anno O'Rahilly; materials relacionado aos irmãos de Humphreys, Sighle e Emmet Humphreys; correspondência endereçada para e dos filhos de Richard e Eithne Humphreys (Éoige, David, Jim, Richard, Mary, Michael e Niall); correspondência e outros documentos relacionados à morte de Richard Humphreys; uma extensa coleção de fotografias de família e cartões postais ilustrados; documentos relacionados ao sogro de Richard Humphreys, James O'Mara (comerciante, político e arrecadador de fundos do Sinn Féin); e outros materiais, incluindo documentos relacionados à frequência de Humphreys à escola St Enda's em Dublin; cadernos, esboços e outros documentos criados por Humphreys ou em posse dele.

Vários documentos de parentes de Dick também estão guardados nos Arquivos da UCD, incluindo Suspiro Humphreys (UCDA P106), O O'Rahilly (UCDA P102) e Elgin O'Rahilly (UCDA P200).

Esta postagem do weblog foi escrita por Sarah Poutch, arquivista, UCD Archives.


Observação: O web site Genealogia de Humphrys (pesquisado e mantido por Mark Humphrys) contém muitas informações úteis sobre as famílias Humphreys e O'Rahilly.

[ad_2]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Ops 😮 conteúdo está protegido!! 👮‍♀️