Declaração sobre a proteção de arquivos, bibliotecas, museus e locais de patrimônio durante conflitos armados e instabilidade política
Ao celebrarmos o 70º aniversário da Convenção de Haia de 1954, o Conselho Internacional de Arquivos (ICA), o Conselho Internacional de Museus (ICOM), a Federação Internacional de Associações e Instituições de Bibliotecas (IFLA) e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) expressam sua profunda preocupação com a crescente destruição de vidas e do patrimônio cultural.
Maio de 2024 marca o 70º aniversário da Convenção de Haia de 1954 para a Protecção dos Bens Culturais em Caso de Conflito Armado, o primeiro tratado internacional que se concentrou exclusivamente nesta questão. Hoje, a um ritmo crescente e alarmante, muitos acontecimentos dolorosos causaram recentemente uma imensa perda de vidas humanas e danos ao património cultural e documental mundial.
O Conselho Internacional de Arquivos (ICA), o Conselho Internacional de Museus (ICOM), o Conselho Internacional Conselho de Monumentos e Sítios (ICOMOS) e a Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e As instituições (IFLA) expressam a sua profunda preocupação com esta crescente destruição da vida e do património cultural durante conflitos armados e instabilidade política.
Abominamos a perda de vidas e reafirmamos a prioridade de proteger todas as pessoas. Também deploramos ataques e destruição de museus, arquivos, bibliotecas e locais patrimoniais, pois são uma parte important e única da cultura dos povos afetados pelo conflito. A ICA, o ICOM, o ICOMOS e a IFLA instam todas as partes envolvidas no conflito a respeitar e proteger todos bibliotecas, arquivos, museus e locais históricos.
Recordamos que todo o património cultural e documental é indispensável à sobrevivência das nossas sociedades e que a cooperação internacional e intersetorial contínua é essencial para a sua proteção eficaz. Para este fim, o quatro organizações formaram o Comitê Internacional do Escudo Azul em 1996, por meio do qual, entre outras coisas, Eles trabalham juntos para se preparar e responder a emergências que podem afetar o patrimônio cultural.
Ao longo destas situações de emergência, as nossas bibliotecas, museus, arquivos e locais patrimoniais demonstraram os papéis importantes que desempenham na protecção e promoção do património cultural tangível e imaterial e na unindo comunidades. A cultura é um elemento essencial para a recuperação e para a promoção da paz.
Ver mais