Notícias do patrimônio

Inicia-se no México a formação em gestão de visitantes para os sítios do Património Mundial da América Latina e das Caraíbas

[ad_1]

Oaxaca, México.― De 17 a 18 de junho de 2024, a UNESCO organizou o primeiro workshop do projeto 'América Latina e Caribe: Fortalecendo Capacidades para Comunidades Resilientes por meio do Turismo Sustentável e da Salvaguarda do Patrimônio', uma iniciativa apoiada pelo Ministério da Cultura de o Reino da Arábia Saudita

O workshop reuniu gerentes de locais de Belize, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Panamá para discutir abordagens estratégicas para gestão de visitantes e identificar áreas prioritárias para melhorar o turismo sustentável e inclusivo.

Como um importante impulsionador econômico para destinos do Patrimônio Mundial na região, o turismo gera uma receita importante para a conservação do patrimônio cultural e pure na região. Nesse contexto, os participantes compartilharam desafios comuns que atualmente impactam a gestão do turismo em seus locais, como: a gentrificação de áreas urbanas, o aumento de aluguéis de curto prazo para turismo, deslocamento de comunidades locais, sazonalidade, mudanças climáticas e desastres naturais. Para obter uma compreensão em primeira mão das questões e oportunidades locais relacionadas ao turismo, os gerentes do native conduziram visitas ao Centro Histórico de Oaxaca e ao sítio arqueológico de Monte Albán.

O workshop forneceu uma plataforma para que os gerentes do native compartilhassem abordagens para envolver as comunidades na gestão do turismo e na salvaguarda do patrimônio. Isso incluía: medir o sentimento da comunidade em relação ao turismo, organizar programas de conservação baseados na comunidade, realizar festivais/eventos comunitários e fornecer programas educacionais para estudantes locais.

O workshop também destacou a importância de salvaguardar o património cultural imaterial (PIC), enfatizando a necessidade de estratégias de gestão que garantam que o turismo não tenha um impacto negativo na viabilidade do PCI nos sítios do Património Mundial.

Os participantes receberam treinamento sobre a 'Customer Administration Evaluation and Technique Device' da UNESCO, permitindo que eles identificassem lacunas e áreas-chave para melhoria, ao mesmo tempo em que contribuíam para a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O projeto será executado até 2026 e três workshops temáticos adicionais estão planejados na região durante 2024.

O workshop em Oaxaca foi organizado em colaboração com o Ministério da Cultura e o Ministério do Turismo do Estado de Oaxaca, o Ministério de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano do Município de Oaxaca de Juárez. A Coordenação Educacional e Cultural do Sistema de Integração Centro-Americana (CECC/SICA) está apoiando a integração regional do projeto geral.

A América Latina e o Caribe foram uma das regiões com a recuperação mais rápida da pandemia da COVID-19, recebendo quase 72 milhões de chegadas internacionais em 2023, de acordo com dados da ONU Turismo. O turismo é um importante motor econômico para a região, que tem 150 propriedades inscritas na Lista do Patrimônio Mundial e 99 elementos inscritos nas listas da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial.

© UNESCO


[ad_2]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Ops 😮 conteúdo está protegido!! 👮‍♀️