Herança

Lembrando Bella Burge | Weblog do Patrimônio de Southwark

[ad_1]

Por Lisa Soverall, Oficial de Patrimônio

Um retrato na cabeça de uma mulher com um chapéu preto e pérolas.  Ela está sorrindo com confiança para a câmera.
Bella, 37 anos. Fonte: Bella de Blackfriars por Leslie Bell

Ao celebrarmos este mês o Dia Internacional da Mulher, queríamos relembrar uma lenda feminina native. Bella Burge foi uma das primeiras promotoras femininas de boxe do Reino Unido. Após a morte de seu marido, Dick Burge, em 1918, ela administrou sozinha a area de boxe The Ring em Blackfriars. Ela colocou o boxe standard no cenário nacional e silenciou aqueles que achavam que o boxe não period lugar para mulheres.

Nascida Belle Orchard em 1877 nos EUA, filha de pais britânicos, Bella mudou-se para o Reino Unido aos quatro anos e aos 12 já se apresentava em reveals em music halls de Londres. Ela teve uma carreira de sucesso no teatro, viajando por todo o mundo. Foi durante um de seus reveals em Londres, em 1901, que Bella conheceu o campeão de boxe Dick Burge. Eles se apaixonaram e se casaram no mesmo ano.

Ansioso para permanecer no mundo do boxe, Dick encontrou e comprou a velha e abandonada Surrey Chapel na Blackfriars Street com a intenção de convertê-la em um estádio de boxe. Numa época em que o boxe tinha uma reputação de desordem e problemas e contra o pano de fundo do preconceito de empresas locais, parecia duvidoso que os Burges receberiam uma licença para realizar lutas de boxe. A antiga sentença de prisão de Dick Burge desempenhou um grande papel na decisão tomada contra ele pelos Comissários Eclesiásticos, que rejeitaram seus pedidos por meses.

Vendo isso, Bella decidiu abordar os Comissários ela mesma sem o conhecimento de Dick e, falando claramente, disse a eles exatamente como ela e Dick queriam usar a capela e o quão importante ela period para ambos. Dias depois, o arrendamento foi concedido e Dick ficou em êxtase com a notícia. Não está claro se foi ou não o apelo de Bella aos Comissários que vendeu o negócio, mas ela nunca contou a ele sobre isso e o parabenizou por garantir o arrendamento.

Bella procurou a ajuda dos moradores de rua para esvaziar a capela, que por sua vez eram pagos com refeições quentes. Em 14 de maio de 1910, o The Ring foi inaugurado e a praça de boxe de 14 pés recebeu Dick Burge, de 45 anos, em uma partida de exibição. Apesar da opinião do marido de que o boxe “não period lugar para mulher”, Bella o desafiou e assistiu à luta na area.

O Ring, porém, não lotava o estádio, apesar de Dick diversificar a produção de entretenimento. Ao ver crianças pobres nas ruas ao redor de Blackfriars, Bella teve a ideia de administrar um refeitório comunitário com a ajuda da amiga leal e lenda do entretenimento Marie Lloyd. O projeto teve sucesso não apenas em alimentar crianças pobres, mas também em dar publicidade ao The Ring, que agora cresce em popularidade e frequência.

Bella estava ansiosa para que o The Ring fosse um native para as courses trabalhadoras. Ela sentia que os 'Nobs' (ricos) tinham muitos reveals aos quais podiam ir, mas as pessoas mais pobres não tinham condições de ir, apesar do fato de que os boxeadores, em sua maioria, vinham de famílias mais pobres. Bella havia imaginado uma area para “a brigada de bonés de pano e cachecóis” e manteve as taxas de entrada o mais baixas possível.

No entanto, o native começou a atrair clientes indesejados. Uma noite no The Ring, enquanto secretamente observava seu marido lutar contra um grupo de homens, Bella testemunharia a violência em toda a sua crueza que a traumatizou, mas também a equiparia com as habilidades que ela precisaria mais tarde para lidar com incidentes semelhantes. Seu mantra a partir de então ao lidar com incidentes seria “agir, não discutir; ser o primeiro e ser firme”. Daí em diante, a segurança seria essential no The Ring.

A antiga Capela Surrey em Blackfriars, transformada em The Ring.  É um prédio de 12 lados com uma placa iluminada na frente e uma longa fila de homens de boné alinhados do lado de fora
O Anel c.1910. Fonte: Arquivos de Southwark

O Ring estava hospedando boxe de classe mundial e se tornou o primeiro native a ser noticiado por um jornal nacional emblem seguido por outros, outro golpe influenciado por Bella. Ela deu dicas sobre a falta de reportagens nos jornais, e isso influenciou Dick a persuadir os trapaceiros. Porém, o boxe ainda period um esporte não associado às mulheres, que eram impedidas de entrar em muitas arenas de boxe. Bella period a única mulher que ia a lutas de boxe no país e isso period apenas para fins comerciais. Bella queria ver mais mulheres participando de lutas de boxe e encontrou outro ângulo que levaria as mulheres às arenas de boxe. Ela convenceu um jornalista de que as mulheres poderiam assistir a lutas de boxe como pessoas que apreciavam boxeadores atraentes, não necessariamente como fãs de boxe. Ela organizou para um grupo de mulheres da sociedade ver o boxeador francês Georges Carpentier:

“Bella Burge provou estar certa. Quando se soube que um grupo de mulheres, entre elas a esposa do promotor e várias estrelas famosas do palco e dos music halls, estava desafiando a lei não escrita contra as mulheres que participavam de torneios de boxe, algo como uma pequena rebelião começou em inúmeras casas. Esposas, namoradas, irmãs, todas incomodavam seus respectivos opostos masculinos para serem levadas ao present”.

– de Bella de Blackfriars por Leslie Bell

Bella vivia com algum luxo e se misturava a círculos ricos, sempre permanecendo boa amiga de Marie Lloyd e demonstrando sua lealdade a ela em muitas ocasiões, particularmente com qualquer homem que a maltratasse, repreendendo-os e envergonhando-os. No entanto, em 1918, a vida de Bella mudaria para sempre quando Dick morreu de pneumonia e sua promessa a ele de comandar o The Ring sozinha agora period uma realidade. Ela começou se dirigindo à multidão no recinto de boxe e contou a eles sobre os desejos de Dick e sua decisão. A multidão apoiou de todo o coração as intenções de Bella com aplausos e cânticos barulhentos. A ocasião foi notável, dado que as mulheres (aquelas com mais de 30 anos) tinham acabado de receber o voto.

Bella introduziu muitas mudanças, incluindo camarins mais limpos e insistiu que os boxeadores usassem roupões. Em seu apogeu, The Ring estava atraindo a nata do talento do boxe. A multidão, no entanto, period infame, às vezes jogando caroços de maçã e outros restos de comida no ringue, principalmente se uma decisão errada fosse tomada pelo árbitro. Em uma ocasião, um caroço de maçã atingiu o cronometrista na nuca, o que o nocauteou, para alegria da multidão que continuou a contá-lo como eliminado.

Ainda period um “mundo de homens”, no entanto, e Bella colocaria as habilidades e experiências que ela havia testemunhado quando Dick estava vivo para testar diariamente. Ela fez disso seu negócio para se familiarizar com os boxeadores, o comportamento das multidões e a fraternidade do boxe e emblem ganhou uma reputação de alguém com quem não se deve brincar, particularmente quando se tratava de repreender os estivadores e carregadores.

Quatro mulheres de meia-idade em vestidos de noite muito elegantes no estilo dos anos 1930 estão rindo e dando os braços a um homem com um veado e fraque.  Ele está enxugando o rosto com um lenço e rindo.
Uma celebração no The Ring pelos seus 25 anos como um native de boxe em 29 de abril de 1935. Bella está à direita de braços dados com a Mestre de Cerimônias Patsy Hagate e acompanhada pelas irmãs da boa amiga, Marie Lloyd.

O Ring sediou muitas lutas profissionais ao longo de seus 30 anos de história, em sua maioria bem-sucedidos, e foi visitado pelo Príncipe de Gales em 1928 para a 25ª edição do native.º aniversário. O príncipe elogiou Bella por conseguir manter o native funcionando, mesmo que não fosse a area preferida da elite do mundo do boxe. Apesar das tentativas de manter a comunidade da classe trabalhadora native vindo ao The Ring, a area estava se tornando financeiramente inviável e Bella foi reduzida a penhorar suas joias para pagar a equipe. No remaining, o native sofreu danos de bomba em 1940 e estava além do reparo.

Bella se aposentou da gestão de boxe e viveu o resto de sua vida em seu apartamento no centro de Londres. Quando jovem, ela tinha independência financeira no mundo do teatro e aprendeu a ser autossuficiente como uma mulher mais velha promotora de boxe em uma época em que as mulheres ainda dependiam dos homens para sua renda. A vida de Bella foi celebrada no programa de televisão da BBC 'This Is Your Life' em 1958, com a presença da filha de Marie Lloyd e outras celebridades. Ela morreu em 1962, mas é lembrada aqui como uma pioneira em mais de uma maneira.

Fontes:

  • Bella de Blackfriars por Leslie Bell (1961, Odhams Press Ltd)
  • Arquivo de jornais britânicos
  • Arquivos de Southwark
[ad_2]

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Ops 😮 conteúdo está protegido!! 👮‍♀️