O que contribuiu para o imenso poder do Império Persa? (Vídeo)
O Império Persatambém conhecido como Império Aquemênidafoi uma força dominante de 559 a.C. a 331 a.C., abrangendo a atual Turquia, Egito, Irã e partes do Afeganistão e Paquistão. Vários fatores contribuíram para seu imenso poder e amplo controle sobre um território tão vasto.
Um fator chave foi a força militar dos persas. Seu exército, modelado a partir dos medos, incluía unidades de elite como os Imortais, uma força de infantaria que parecia invencível devido ao seu constante reabastecimento. O exército period composto por recrutas diversos de nações conquistadas, aumentando seu tamanho e adaptabilidade.
A eficiência administrativa também desempenhou um papel essential. O império foi dividido em províncias, cada uma governada por um sátrapa, ou governador, que cuidava dos assuntos locais. Esta abordagem descentralizada permitiu uma gestão eficaz, mantendo ao mesmo tempo a supervisão central dos assuntos militares. As forças militares controladas pela autoridade central, evitando rebeliões provinciais.
As políticas brandas dos persas para com os povos conquistados foram outro fator significativo. Permitiram a continuação dos costumes, religiões e estruturas sociais locais, promovendo a lealdade entre as populações subjugadas. Esta abordagem contrastava fortemente com a táticas duras de seus antecessores e minimizaram revoltas em larga escala.
O desenvolvimento da infra-estrutura consolidou ainda mais a força do império. A Estrada Actual, uma extensa rede de estradas e rotas de comunicação, facilitou o rápido movimento de tropas e informações. Esta rede apoiou o comércio, impulsionou a prosperidade económica e melhorou a eficiência administrativa em todo o império.
Imagem superior: Imortais, baixo-relevo dos guerreiros persas no palácio de Dario, Persépolis, Irã. Fonte: Grigvovan
Por Robbie Mitchell
[ad_2]